domingo, 14 de dezembro de 2008

Atividade 5 - Reportagem

Reportagem

Revista Manuelzão

UFMG Saúde, Ambiente e Cidadania na Bacia do Rio das Velhas

49

Ano II

Dezembro de 2008

Artigo

“Joga fora no Rio?”

Resíduos gerados nas Estações de Tratamento de Água são descartados de forma inadequada.

Por Carol Abreu, Jéssica Soares e Victor Vieira (estudantes de Comunicação Social da UFMG).

A reportagem se refere à questão do tratamento de água em Belo Horizonte e fala de como esse processo se reflete na cidade. Trata também da questão do crescimento da cidade e do impacto do desenvolvimento urbano ao longo dos anos, nos rios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, rios estes que vêm sendo canalizados desde a fundação da cidade e desaparecem do cotidiano dos moradores da capital. Na região central de Belo Horizonte, as várzeas e os fundos de vales deram lugar a edificações e já é quase impossível avistar algum curso de água, pois foram cobertos por largas avenidas, como a Prudente de Morais, a Silviano Brandão e a Antônio Carlos. Buscando analisar esse processo, o artigo propõe-se a uma avaliação desse fenômeno urbano, de suas conseqüências para a natureza e para a população da cidade de Belo Horizonte.


Duração

Duas aulas, de 50 minutos cada.


Elaborar uma aula voltada para a reportagem

Levar ao conhecimento do aluno a reportagem e distribuir o texto para a leitura em casa.


Objetivo

Ao trabalharmos com reportagens em sala de aula, procuramos, junto com os alunos, interpretá-las como um registro da história no seu dia-a-dia. Artigos, reportagens e documentários são fontes de informação primária, que espelham muitos valores e se tornam, assim, um instrumento para que o aluno possa se situar e se inserir na vida social. Essa abordagem do material tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes. Se a leitura for bem conduzida, irá preparar leitores conscientes e críticos, aumentar sua bagagem cultural e desenvolver sua capacidade intelectual; fazer a mediação entre os conhecimentos teóricos dos programas escolares e a realidade; ajudar a relacionar os conhecimentos prévios dos alunos e sua experiência pessoal de vida com as notícias. Ao trabalhar com uma fonte de informação, deve-se preocupar com a forma de tratamento da informação dentro de sala de aula. A questão é verificar que tipo de linguagem o texto expõe e, com isso, se preocupar em fazer uma abordagem do documento de forma esclarecedora e objetiva. Tal proposta tem como objetivo ensinar o aluno a se situar no caos do excesso de informação, tanto no que diz respeito a fatos históricos importantes, como aos fatos ligados ao cotidiano; ensiná-lo a selecionar os fatos, organizá-los, analisá-los e criticá-los. Nesse sentido, como efeito mais geral do trabalho com a reportagem em sala de aula, esperamos que os alunos desenvolvam operações e processos mentais que concorrem para a construção da inteligência, tais como identificar, isolar/relacionar, combinar, comparar, selecionar, classificar e ordenar; induzir e deduzir; levantar hipóteses e verificá-las; ordenar idéias, comparar e comprovar; ligar um fato ao outro, estabelecer relações de causa e efeito; argumentar e contra-argumentar; desenvolver a leitura e a escrita; aprender a transferir a os fatos gerais lidos na reportagem para sua vida cotidiana.


Desenvolvimento

Em sala de aula, proponha uma discussão em grupo, em que os alunos deverão comentar a leitura que fizeram do texto e das imagens que o compõem. Após a discussão, os alunos deverão ser distribuídos em pequenos grupos, com o intuito de analisar, comparar e identificar os problemas encontrados, levantando propostas, sugestões e críticas. Sugira questões para serem trabalhadas entre os grupos, que deverão elaborar propostas de melhorias no que se refere ao assunto abordado na reportagem. Após a discussão, cada grupo deverá apresentar suas propostas para a turma.

Nenhum comentário: