Reportagem
UFMG Saúde, Ambiente e Cidadania na Bacia do Rio das Velhas
49
Ano II
Dezembro de 2008
Artigo
“Joga fora no Rio?”
Resíduos gerados nas Estações de Tratamento de Água são descartados de forma inadequada.
Por Carol Abreu, Jéssica Soares e Victor Vieira (estudantes de Comunicação Social da UFMG).
A reportagem se refere à questão do tratamento de água
Duração
Duas aulas, de 50 minutos cada.
Elaborar uma aula voltada para a reportagem
Levar ao conhecimento do aluno a reportagem e distribuir o texto para a leitura em casa.
Objetivo
Ao trabalharmos com reportagens em sala de aula, procuramos, junto com os alunos, interpretá-las como um registro da história no seu dia-a-dia. Artigos, reportagens e documentários são fontes de informação primária, que espelham muitos valores e se tornam, assim, um instrumento para que o aluno possa se situar e se inserir na vida social. Essa abordagem do material tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes. Se a leitura for bem conduzida, irá preparar leitores conscientes e críticos, aumentar sua bagagem cultural e desenvolver sua capacidade intelectual; fazer a mediação entre os conhecimentos teóricos dos programas escolares e a realidade; ajudar a relacionar os conhecimentos prévios dos alunos e sua experiência pessoal de vida com as notícias. Ao trabalhar com uma fonte de informação, deve-se preocupar com a forma de tratamento da informação dentro de sala de aula. A questão é verificar que tipo de linguagem o texto expõe e, com isso, se preocupar em fazer uma abordagem do documento de forma esclarecedora e objetiva. Tal proposta tem como objetivo ensinar o aluno a se situar no caos do excesso de informação, tanto no que diz respeito a fatos históricos importantes, como aos fatos ligados ao cotidiano; ensiná-lo a selecionar os fatos, organizá-los, analisá-los e criticá-los. Nesse sentido, como efeito mais geral do trabalho com a reportagem em sala de aula, esperamos que os alunos desenvolvam operações e processos mentais que concorrem para a construção da inteligência, tais como identificar, isolar/relacionar, combinar, comparar, selecionar, classificar e ordenar; induzir e deduzir; levantar hipóteses e verificá-las; ordenar idéias, comparar e comprovar; ligar um fato ao outro, estabelecer relações de causa e efeito; argumentar e contra-argumentar; desenvolver a leitura e a escrita; aprender a transferir a os fatos gerais lidos na reportagem para sua vida cotidiana.
Desenvolvimento
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