sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Atividade 3 - Aula expositiva

Introdução
Esta aula será eminentemente expositiva, para apresentar aos alunos o tema, o vocabulário básico a ele relacionado, uma evolução histórica da situação do saneamento básico em Belo Horizonte e os problemas na área de saneamento. Este projeto de aula foi baseado, principalmente, na monografia "Os rios e a cidade: A questão da água em Belo Horizonte, 1964 – 1973", de Yuri Mesquita. A foto e o gráfico foram retirados do livro Saneamento Básico em Belo Horizonte: Trajetória em 100 anos Os Serviços de Água e Esgoto, editado pelo Centro de Estudos Históricos e Culturais da Fundação João Pinheiro em parceria com o Sistema Estadual de Planejamento.

Objetivos para o aluno
Entender a importância do tema na vida dos cidadãos e entender a falta de saneamento como efeito do crescimento acelerado e da deficiência de planejamento urbano

Conteúdos específicos
História de Belo Horizonte, História Ambiental

Anos
6º e 7º (antigas 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental)
Tempo estimado
Uma aula de 50 minutos.

Desenvolvimento
Comece a aula perguntando se os alunos sabem que, em Belo Horizonte, já correram vários rios e córregos, além do rio Arrudas. Pergunte o que eles acham que aconteceu com esses rios. Explique, em seguida, que eles foram canalizados e diga o que é isso. Conte para eles que a canalização foi feita porque os rios estavam sujos, porque as pessoas jogavam seu lixo neles (não havia um bom serviço de coleta de lixo), transformando-os em esgoto a céu aberto e que os governantes da cidade queriam abrir espaço para novas ruas para os carros passarem, uma vez que o trânsito já constituía um problema.
Porém, esses mesmos rios foram um dos motivos da escolha do local onde a cidade foi construída. Conte um pouco da história da construção de Belo Horizonte, se seus alunos não tiverem estudado isso, retomando a matéria vista, se eles já tiverem estudado. Fale que a comissão construtora julgou que esses rios abasteceriam a cidade, controlariam a umidade do ar e contribuiriam para a manutenção de uma temperatura estável e amena.
Não foi isso, contudo, que ocorreu. Desde a década de 20 já se pôde perceber a falta d'água em Belo Horizonte. Esse problema se agravou muito a partir dos anos 50, com o crescimento acelerado e desordenado da cidade, o que provocou uma grave crise no sistema de saneamento da cidade. (Nesse ponto, cite dados como a população da cidade medida pelo censo: Em 1950, ela era de 352.724 habitantes; em 1960, 693.328; em 1970, 1.255.415, ou seja, a população quase dobrou a cada década) A água dos córregos da cidade, que, então, já era insuficiente, muitas vezes não podia ser usada, por causa da poluição.
O gráfico abaixo mostra a relação entre a capacidade dos sistemas de produção de água de Belo Horizonte e a demanda da população entre 1897 e 1973 (os anos de 1898 e 1899 não foram representados).


Observe que, durante quase toda a sua história, exceto entre 1913 e 1919 e entre 1930 e 1933, Belo Horizonte não teve água suficiente para suprir as necessidades de sua população, especialmente a partir de 1945.
Pergunte para os alunos se eles sabem de onde vem a água que eles bebem. Explique, em seguida, que parte dessa água ainda vem desses córregos (depois de tratada, evidentemente), mas que a maior parte vem do Rio das Velhas.
Mostre num mapa onde fica o Rio das Velhas (suas nascentes ficam no município de Ouro Preto). Conte que o rio é levado até nossas casas por uma tubulação: um sistema de tubos, como os que os alunos já devem ter visto em casa. Eles também já devem ter visto canos na rua e a Copasa fazendo obras nesse sistema. Possivelmente, suas casas já ficaram sem água por causa dessas obras. Essa tubulação é construída de modo a aproveitar ao máximo a força da gravidade, mas, quando isso não é possível, a água é bombeada (explique o que é uma bomba).
Explique para eles que a conta de água que eles pagam não é pela água em si, que é de graça, mas pelo transporte e pelo tratamento da água. Quando não está própria para o consumo, a água é tratada numa Estação de Tratamento de Água (ETA). Mostre para seus alunos um esquema de uma ETA e explique, em linhas gerais, como ela funciona.
Em seguida, ela é levada para um reservatório. Explique o que é um reservatório. Belo Horizonte possui vários reservatórios. Diga qual é o reservatório mais próximo da escola. Se os alunos morarem em lugares distantes da escola, pergunte também por alguns bairros ("Quem mora no São Lucas?") e informe-os do reservatório mais próximo do bairro.
Decidiu-se captar água do rio das Velhas em 1958. Essa seria "a obra do século", que resolveria definitivamente o problema da falta d'água em Belo Horizonte, ou, pelo menos, até quando a cidade alcançasse seis milhões de habitantes (o que se esperava que acontecesse em 2000, mas nunca ocorreu). Acabou virando "a obra de um século". Os trabalhos começaram nesse ano e se prolongaram até 1973. Vários prefeitos, governadores e presidentes se sucederam e diversos motivos foram alegados pelas autoridades para a demora: falta de recursos financeiros, dificuldades técnicas no perfuração do Morro do Taquaril, irresponsabilidade das empresas contratadas, entre outros.
O fato é que, enquanto isso, a problema da falta de água em Belo Horizonte se agravava. Peça para os alunos imaginarem como seria a vida deles sem água. Ou se a água chegasse a suas casas apenas durante duas horas por dia, na madrugada, como era a situação da maioria dos moradores na época (entre os que tinham acesso ao sistema de distribuição). Se possível, mostre fotografias de caminhões-pipa e de mulheres carregando latas d'água, cenas que se tornaram comum na cidade na década de 60, como a imagem abaixo:


Doenças relacionadas à ingestão de água contaminada, como a gastrenterite e verminoses, também se tornaram um grande problema da cidade. Explique para os alunos o que é a gastroenterite, doença que matava principalmente crianças menores de dois anos e que matava quase tanto quanto o câncer e até mais, nos meses de verão. Essa doença foi a principal responsável pela taxa de mortalidade infantil em Belo Horizonte chegar a 10% entre as décadas de 60 e 70. Explique para os alunos que isso quer dizer que 1 em cada 10 crianças nascidas em Belo Horizonte morriam antes de completar um ano.
Um estudo conduzido pela prefeitura nas escolas municipais em 1972 mostrou que 85% dos alunos tinham alguma verminose. Explique para os alunos o que é uma verminose e como se contrai esse tipo de doença. Pergunte se eles já tiveram alguma verminose ou conhecem alguém que teve. Se algum aluno já tiver tido, pergunte se a doença interferiu no seu aprendizado e como.
Para encerrar a aula, explique que, uma vez concluída a obra de adução do rio das Velhas, a água chegou a quem tinha acesso ao sistema de distribuição, mas a periferia da cidade ainda esperaria muitos anos para ter água encanada (e, em alguns casos, não tem até hoje). Dê a eles dados sobre a situação atual do saneamento no Brasil: em 2000, 36,1% dos domicílios brasileiros não tinham acesso a uma rede de abastecimento de água e apenas 52% dos municípios e 33,5% dos domicílios eram atendidos por serviço de coleta de esgoto (Fonte: Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000, IBGE)

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