quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Atividade 6 - Visita à hemeroteca

Observação: Esta deve ser a última atividade do projeto antes da avaliação

Introdução
Hemeroteca é uma coleção de jornais, revistas e periódicos. A Hemeroteca Histórica de Minas Gerais tem no acervo publicações que circularam no Estado desde o século XIX. Até 1958, o acervo está microfilmado. Os jornais posteriores a essa data estão disponíveis para o manuseio. A visita a um arquivo, como a hemeroteca, é importante para propiciar aos alunos um contato com fontes primárias e para que eles entendam melhor o ofício do historiador e o trabalho com a temporalidade. A partir do início de 2009, a Hemeroteca funcionará no prédio da Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade.

Objetivos para o aluno
Entender a importância do tema na vida dos cidadãos, entender a falta de saneamento como efeito do crescimento acelerado e da deficiência de planejamento urbano, levantar hipóteses sobre por que o problema em Belo Horizonte foi mais grave que em outras cidades, perceber as diferenças entre o discurso político e o discurso técnico.

Conteúdos específicos
História de Belo Horizonte, História Ambiental

Anos
6º e 7º (antigas 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental)

Tempo estimado
Duas visitas, de cerca de duas horas cada.

Desenvolvimento
Em aulas anteriores, explique para os alunos o que é uma hemeroteca e o que eles vão pesquisar. Os alunos devem ter sido introduzidos ao tema, aos problemas experimentados pelas cidades nessa área e conhecer um vocabulário básico em relação ao saneamento urbano. O objetivo da primeira visita é apresentar aos alunos a hemeroteca, o que ela guarda, o que ela representa, qual a importância do que está armazenado ali e os cuidados que devem ser tomados para preservar o material. Esta visita será feita com toda a turma, num horário a ser marcado com o pessoal da hemeroteca.
Para a segunda visita, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 ou 5, no máximo, e cada grupo terá um horário específico, marcado previamente, para pesquisar um mês de um jornal local. O mês será escolhido entre os anos em que a falta d'água foi mais aguda na cidade (em Belo Horizonte, 1969, 1970 e 1971) e, nesses anos, os meses de verão (quando eram registradas mais mortes por gastroenterite, doença relacionada à ingestão de água contaminada) e de inverno (quando a seca intensificava a escassez hídrica). Os alunos devem procurar notícias, fotos, reportagens, editoriais e cartas relacionadas ao tema.
Elabore um roteiro de pesquisa orientando os alunos a anotar o nome do jornal, o dia, o caderno, a página, o título e o resumo do material encontrado. O material será aproveitado para um trabalho de avaliação final.

Nenhum comentário: