domingo, 14 de dezembro de 2008

2º e 3º Aula

OBJETIVO entender o espaço como resultado da inseparabilidade da natureza e da ação humana, focalizando a formação da cidade de contagem.
Nessa etapa deve-se introduzir por meio de uma aula expositiva a noção de território. Como o dinamismo deste está vinculado às etapas do processo de desenvolvimento das relações sociais – principalmente, no nosso caso as relações de trabalho – e que por isso garante a cada temporalidade histórica uma singularidade.
METODOLOGIA: o professor deve trabalhar a formação do espaço geográfico da região metropolitana belo-horizontina visando à exposição das questões relativas à instalação do pólo industrial de Contagem comparando-o com outras regiões que sofrerem processos semelhantes – como São Paulo – e também com outras cidades que tiveram formações espaciais diferentes – por exemplo, Belo Horizonte. Será necessário trabalhar esse tópico do curso em duas aulas de 50 minutos.
RECURSOS: para realização dessa aula expositiva sugerimos a utilização de um esquema visual no tradicional quadro-giz, numa transparência ou data-show – de acordo com as condições técnicas disponibilizadas pela instituição de ensino – para melhor acompanhamento e fixação do conteúdo exposto. Contudo, propomos a realização de uma aula expositiva dialogada, onde o aluno é parte essencial no processo de ensino-aprendizagem. Apesar dos diversos métodos e técnicas que o professor pode utilizar-se, acreditamos que aula expositiva também pode ser um importante recurso para concretização dos objetivos educacionais quando considera o aluno como importante fator de construção do conhecimento em sala de aula.
Grupo: Weslley, Augusto e Sérgio.

Nenhum comentário: