sábado, 13 de dezembro de 2008

Aulas 7 e 8- Apresentação do filme

Estas aulas consistirão na apresentação em sala (ou, se houver possibilidade, em auditório ou em sala de vídeo) do filme “Crash- No limite” aos alunos.
Roteiro para análise do filme: “Crash- No limite”

Título original: Crash
Gênero: Drama
Tempo: 112 minutos
Lançamento: 25/09/2005
Sinópse:
Uma dona-de-casa mimada e seu marido promotor. Um logista persa. Dois detetives policiais amantes. Um diretor de televisão afro-americano e sua esposa. Um chaveiro mexicano. Dois ladrões de carros. Um casal Koreano.
Todos eles vivem em los Angeles e durante as próximas 36 horas, todos vão se encontrar. Crash- No limite lança um olhar sobre as complexidades de tolerância racial nos Estados unidos atual. Mergulhando de cabeça num caldeirão de diversidade na Los Angeles pós 11 de setembro, esse comovente drama urbano aborda as interseções voláteis de um elenco multi-étinico, em que personagens lutam para vencer seus medos enquanto entram e saem das vidas de uns dos outros. Na difícil área entre negro e branco, vítima e agressor, não há respostas fáceis.
Divertido, impactante e sempre imprevisível, Crash nobremente nos lembra da importância da tolerância quando se trata de raças e cores e descobre a verdade de nossa humanidade oculta.
Traduzido e adaptado de www.crashfilm.com

Antes da apresentação do filme, será será entregue aos alunos um roteiro com algumas questões a serem propostas aos alunos como uma forma de reflexão que orientará a apreciação do filme:
Para pensar antes do filme:
1) Como você acredita que o filme se relaciona com o tema trabalhado em sala nas últimas aulas?
2) Você acha que no Brasil raça e religião são formas de exclusão? Explique.
3) A partir da sinópse do filme, quais outros antagonismos são passíveis de serem apontados além de branco/negro, vítima/agressor (relacionando com o tema estudado em sala) ?
Para pensar depois do filme:
1) Cada personagem se relaciona com os outros através de um a rede; eles se influenciam e interligam suas histórias. Como ocorre o contraste entre as personagens? Como elas se encontram? Explique dando dois exemplos do filme.
2) Escolha um personagem do filme e relacione sua atuação com o diferente na história.
3) Que relação você enxerga entre a história do filme e a sua vida?
4) Observe a cena em que Shaniqua (Loretta Devine) e o policial Ryan (Matt Dillon) conversam a respeito do pai do policial. Ambos tomam atitudes preconceituosas em relação ao outro. A partir das ações tomadas por ambos, analise as atitudes dos personagens. O que levam os dois a agirem da forma como agiram?
5) Como poderia ser resolvido o problema apontado na questão quatro?

Um comentário:

Cássio Bruno disse...

Componentes: Ana Carolina, Cássio Bruno, Guilherme Pinto, Mariana Magalhães, Patrícia Gomide, Raquel Nasser.