sábado, 13 de dezembro de 2008

Aula 4- Aula de pesquisa na internet

A partir de agora, abordaremos a alteridade por dentro de cada megacidade, como cada uma delas abriga vários grupos culturais distintos uns dos outros e como eles se relacionam.
Como forma de desenvolver nos alunos habilidades e dicernimento de pesquisa, nesta aula, o professor levará os alunos ao laboratório para os orientar em uma pesquisa em alguns sites que tratem das questões de diversidade cultural entre os vários grupos que coabitam nas megacidades.
Para auxiliar esta pesquisa, recomendam-se os seguintes sites: Site da prefeitura de São Paulo: Cidade do mundo; http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/relacoes_internacionais/0030 Site da prefeitura de São Paulo: Sobre a imigração Libanesahttp://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/relacoes_internacionais/atuacao_internacional/0011Consulado de Portugal em São Paulo: http://www.consuladoportugalsp.org.br/ Embaixada do Líbano no Brasil: http://www.libano.org.br/libano_brasil.htm#libano_brasilConsulado do Japão em São Paulo: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/comunidade_historico.htm

Deve-se pedir aos alunos que escrevam os resultados de suas pesquisas em um relatório a ser avaliado e que será entregue napróxima aula.

Aula 5- Apresentação dos resultados das pesquisas

Nesta aula, os alunos entregarão seus relatórios de pesquisa e o professor promoverá o debate tanto sobre a experiência em si da pesquisa, quanto do que cada um deles conseguiu descobrir.
Deve-se incentivar o maior número possível de alunos a relatar suas experiências e resultados pessoais, bem como as dúvidas e questões que podem ter surgido no decorrer da atividade. Espera-se que o compartilhamento das experiências entre os alunos seja frutífero para aprimorar as abilidades de pesquisa, cujo desenvolvimento iniciou-se na aula anterior.

Um comentário:

Cássio Bruno disse...

Componentes: Ana Carolina, Cássio Bruno, Guilherme Pinto, Mariana Magalhães, Patrícia Gomide, Raquel Nasser.