Introdução
Trabalhar com a elaboração de uma maquete parte da idéia de desenvolver junto com os(as) alunos(as) habilidades motoras, a abstração, o senso de proporção, descobrindo planos e valores espaciais, além d@ alun@ poder visualizar, e, de alguma forma, materializar todo o conhecimento apreendido durante as aulas e as outras atividades. Há assim, a "concretização" do pensar, do perceber, utilizando para isso, outras formas de construção do conhecimento, como a imaginação e fantasia, explorando capacidades tanto criativas quanto de reprodução do que já se conhece, no caso, vilas, ruas, rios, etc... Com trabalho com a maquete estabelece-se o diálogo com outras disciplinas, uma vez que @s alun@s têm contato com a construção tridimensional, favorecendo a assimilação de novos conceitos. Proporciona, ainda, a iniciativa individual em vivência grupal, podendo desenvolver o trabalho e cooperação grupal, uma vez que, por ser uma atividade lúdica, incitaria mais o envolvimento e participação de tod@s. Além disso, os(as) educando(as) podem aprender a valorizar os materiais simples, reciclando e reutilizando tais materiais, aparentemente sem utilidade imediata.
Objetivos específicos
As(os) alunas(os), divididas(os) em grupos, deverão pruduzir maquetes afim de reproduzir, ao longo do tempo, o planejamento urbano de Belo Horizonte, tendo como orientador as mudanças em rios, córregos, e a construção de ruas, avenidas, casas e prédios.
Conteúdos Específicos
História das cidades, História ambiental, História cultural.
Anos
6º e 7º (antigas 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental)
Tempo estimado
Duas aulas de 50 minutos
Desenvolvimento
A sala será dividida em grupos.
Uma discussão prévia com @s Alun@s será feita para decidir quais serão os recortes temáticos de cada maquete. Isso dependerá de quant@s alun@s há na turma e definirá quantos grupos terão. A idéia inicial é que cada grupo faça a sua maquete, mas que elas tenham certa continuidade entre si, ou seja, cada maquete de cada grupo vai representar um momento específico do desenvolvimento urbano da cidade de Belo Horizonte, partindo do projeto quadriculado de Aarão Reis.
Possíveis divisões dos grupos e, consequentemente, assuntos de cada maquete:
- A cidade imediatamente antes antes do projeto arquitetonico de Aarão Reis.
- O Projeto xadrez superpostos em diagonais de Aarão Reis de BH (Aqui, pode-se colocar também uma maquete -dependendo do tamanho da turma- sobre o projeto de Satunini de Brito, onde a construção das ruas seguiriam o traçado dos cursos d'agua)
- Uma maquete que mostre os problemas específicos sobre a falta de saneamento básico, como falta d'agua, inundações, esgoto a céu aberto, etc...
- Uma maquete que reproduza o desenvolvimento/Constução da canalização de córregos no governo Giannetti, ou seja, uma maquete que reproduza as obras feitas (a idéia aqui é pensar a História como processo e não apenas como fatos iniciais e finais ou projeto e resultado).
- Resultado final das canalizações de Giannetti, ou seja, a cidade/canalizações "prontas".
- O atual projeto do governo do estado e prefeitura, a chamada "linha verde", que pretende cobrir o ribeirão Arrudas, deixando-o apenas na memória.
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