domingo, 14 de dezembro de 2008

Terceira atividade: Sujeitos históricos nas cidades: Reconhecimento e Auto-reconhecimento

Fonte a ser trabalhada: a música “Cidadão”, letra e música de Lúcio Barbosa. Essa canção possui vários intérpretes, entre eles Luiz Gonzaga, Zé Ramalho e a dupla Edson e Hudson. Ou seja, o professor pode escolher a interpretação que julgar mais conveniente.

Duração: 1 aula

Objetivo:
Essa atividade tem o objetivo de trazer a discussão dos sujeitos históricos ‘não oficiais’, assim como, o processo de reconhecimento e/ou de auto-reconhecimento que esses poderão ter. Através da música os alunos podem analisar não apenas as informações que a letra trás, como também o ritmo, a melodia e os sentimentos que são identificados em cada um ao ouvi-la. Os autores desse material entendem a música como importante fonte para o professor, pois é expressão artística da sociedade, que se utiliza dos sons para ativar diversas sensações e para abordar diversos temas.

Introdução: O professor deverá apresentar a música aos alunos, dando as fichas técnicas de sua produção: Autor, ano de gravação, intérpretes, etc. Dessa forma ele estará fornecendo a referência da fonte histórica a ser utilizada. ? uma boa oportunidade de valorizar outras fontes, que não as escritas, apresentando-as da mesma forma que foi utilizada na primeira atividade, com os documentos da administração da cidade: dizendo que produziu a fonte, quando, onde, aparentemente com qual intenção e que apropriação pode ser feita ao utilizá-la na discussão desse tema.

Sugestões: A música pode ser trabalhada não somente com aparelhos de áudio, mas também áudios-visuais, mostrando algum clipe, show ou apenas a apresentação do intérprete escolhido. Também poderá ser feito um trabalho interdisciplinar com o professor de música, enriquecendo a abordagem. Sugerimos ainda as músicas “Brixton, bronx ou baixada” da banda O Rappa; “Ouro de tolo” de Raúl Seixas e “Música Urbana Dois”, da banda Legião Urbana como fontes alternativas, ressaltando que para cada uma existem questões específicas que precisam ser identificadas e trabalhadas pelo professor.

Descrição da atividade:

1º momento:
Organizar a forma que a música será ouvida, bem como os devidos aparelhos. A letra da música poderá ser disponibilizada no momento da apreciação, caso seja utilizado apenas o áudio, afim de que os alunos acompanhem a composição. Caso seja trabalhado algum áudio-visual a letra pode ser repassada após a sua execução, para melhor aproveitamento das imagens.

Cidadão


Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas prá ir, duas prá voltar
Hoje depois dele pronto
Olho prá cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado?
Ou tá querendo roubar?"
Meu domingo tá perdido
Vou prá casa entristecido
Dá vontade de beber
E prá aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer...

Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem prá mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me diz um cidadão:
"Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer...

Tá vendo aquela igreja moço
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse:
"Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asa
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar"

2º Momento: Após a execução da música, o professor poderá iniciar uma discussão dando um enfoque especial para a composição sonora, para depois efetuar uma análise da letra juntamente com a turma. Isso incentivará aos alunos a mudarem a percepção comum da música, aprimorando um entendimento crítico dessa expressão artística, através de outras atenções que podem ser dadas. Esta atividade também pode ser realizada em grupo ou individualmente. Para isto será fornecido um roteiro, contendo as questões abaixo indicadas, no intuito de auxiliar os alunos a analisarem a música.

1Qual o ritmo da música?
2Quais são os instrumentos que predominam na acústica?
3Os arranjos musicais são muito explorados?
4Como a música foi interpretada? Quais as reações do intérprete durante a execução? Está ao vivo, ou em gravação? Caso seja ao vivo, qual a reação do público?
5Quais as sensações que você teve ao ouvi-la? Houve variações nos sentimentos que a composição te trouxe?
6Quais as lembranças que essa música suscitou?

Após essa discussão, com a letra, o professor poderá trabalhar as questões do texto musical:

1Quem é o eu - lírico da música?
2Qual é o lugar que ele está?
3Quais são suas ações?
4Houve algum tipo de reconhecimento? Qual tipo?
5Quais as sensações que foram sentidas pelo eu - lírico e em quais situações ocorreram?

3º Momento: O professor poderá dividir a turma em grupos, afim de que esses discutam sobre a música relacionando-a com as próprias experiências. Cada grupo poderá desenvolver após a discussão, uma atividade que pode ser utilizada como avaliação. Oferecemos a seguir algumas sugestões.


Resultados esperados e avaliações: Espera-se que os alunos discutam a importância do reconhecimento e/ou auto-reconhecimento para a formação de um sujeito histórico. O trabalho com a música também suscitará a percepção das sensações que as composições potencialmente produzem de diversas formas, em cada pessoa.
As avaliações poderão ser realizadas de duas formas: com a entrega por escrito dos relatórios, individualmente ou com uma apresentação breve, de forma livre ou orientada, produzidas pelos grupos formados para a discussão: Exemplos: uma produção de uma nova letra, uma nova melodia, uma encenação da letra trabalhada, etc. O professor poderá auxiliar dando essas sugestões, como também propondo novas vozes, ou novos tempos para as mesmas situações do enredo: Ex.: como seria essa música contada pela filha do eu - lírico? Como seria essa música quando havia apenas a expectativa de começar as construções referidas pelo eu - lírico?

Nenhum comentário: