domingo, 14 de dezembro de 2008

Quarta atividade: Ações históricas

Fonte a ser trabalhada:
reportagens retiradas de periódicos de grande circulação.

Duração: 1 a 2 aulas

Objetivo:
Através da comparação de duas reportagens, levar o aluno a refletir sobre os tipos de ação que são valorizadas pela mídia. Pretende-se, portanto, que o aluno já opere com alguma facilidade os conceitos dos tipos de sujeitos e que agora ele observe a fonte, identificando o sujeito e, ao mesmo tempo, sua ação. Pretende-se ainda pensar possíveis proximidades, ou não, entre o que a mídia destaca e a história enaltece.

Introdução: Essa atividade está voltada para a exemplificação dos conceitos anteriormente trabalhados e, ao mesmo tempo, abre novas discussões em torno das ações dos sujeitos. Esse é um ponto importante, pois nas próximas atividades o aluno será convidado a refletir sobre a relação entre o que uma pessoa faz e sua caracterização como agente da história. Deve-se, portanto, deixar claro que as ações noticiadas não são as únicas existentes e, se possível, levar o aluno a questionar porque algumas ações não ganham destaque na mídia, embora sejam relevantes para grande número de pessoas.

Sugestões: Abaixo indicamos duas reportagens para serem utilizadas nessa atividade, no entanto, como uma delas não está disponível on-line e pode ser de localização mais difícil, sugerimos que o professor adapte ou substitua as fontes indicadas. Isso deve ser feito mantendo a idéia de comparação, portanto as reportagens devem abordar temáticas diferentes. Outra possibilidade é que ao invés de comparar duas reportagens de revistas ou edições diferentes, cada grupo faça uma análise de uma única edição, em um levantamento quantitativo do que é noticiado ali. Indicamos abaixo alguns sites que podem ser consultados:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EGG0-5855,00.html

>http://www.cartacapital.com.br/app/edicoes.jsp?a=2&a2=13

http://www.uai.com.br/em.html

http://veja.abril.com.br/arquivo.shtml

Reportagem: Do zero ao topo do Ranking Autoria: Camila Antunes
Nome do periódico: Revista Veja
Ano: 40 (2007) número: 27
Editora: Abril
Cidade: São Paulo
Resumo e comentários: A reportagem narra as histórias de cinco jovens que mudaram de vida após muito esforço pessoal e de sua família. Todas as histórias enaltecem o estudo de nível superior como gerador de mudanças e ascensão social. Ela possui três páginas e está na seção Educação. Há uma valorização extrema do estudo como único meio de realização pessoal.

Reportagem:
O Brasil organizado funciona Autoria: Ernesto Bernardes e Kaíke Nanne
Nome do periódico: Revista Veja
Ano: 27 (1994) número: 6
Editora: Abril
Cidade: São Paulo
Resumo e comentários: A reportagem fornece um panorama geral sobre as ONG’s brasileiras, que eram então em 5000, e cita outras iniciativas fora do país. Existe uma interessante conceituação do que é uma ONG e alguns dados sobre o perfil das ONG’s brasileiras e de seus membros. São também realizadas algumas comparações entre a ação governamental e das ONG’s, ressaltando sempre a eficácia da segunda. Existem também referencias a ações ilegais ou fraudulentas realizadas por ONG’s ou falsas ONG’s. a reportagem tem ao todo sete páginas e é também a capa da revista que tem como título: “O povo desunido jamais será vencido.”

Descrição da atividade:


1º Momento:
O professor deve dividir as salas em grupos e entregar a cada grupo duas reportagens. Caso sejam reportagens extensas, sugerimos que o professor edite o texto e entregue aos alunos uma versão adaptada mas que preserve, se possível, as imagens e a diagramação original pois essas são partes constitutivas do texto e que dizem muito sobre a intenção do autor. Todos os grupos podem trabalhar as mesmas reportagens, a divisão visa apenas facilitar discussões nas quais todos participem.

2º Momento:
Cada grupo deve ler as reportagens. Se todos os grupos trabalharem as mesmas o professor pode ler em voz alta ou pedir que alguns alunos o façam, enquanto todos acompanham. Após a leitura os alunos deveram responder, conjuntamente, as questões propostas pelo professor em um roteiro como o abaixo indicado:

1.Qual é o tema central dessa reportagem?
2.Vocês já leram ou assistiram alguma matéria parecida com essa?
3.Porque vocês acreditam que essa revista decidiu publicar uma matéria extensa sobre esse assunto?
4.Debatam e respondam: esse tipo de reportagem pretende dar uma notícia, entreter ou dar um exemplo? Em seguida escrevam para quem vocês acreditam que essa reportagem está direcionada e se vocês acreditam que ela atende seu objetivo (noticiar, entreter ou exemplificar, segundo a resposta do grupo).
5.Seria fácil encontrar outros personagens parecidos com os da reportagem? Por quê?
6.Pense novamente no tema central da reportagem. Ele poderia ser o tema central de uma reportagem em qualquer época? Por quê?

Sugere-se que o mesmo roteiro seja respondido duas vezes, uma para cada reportagem. Isso facilita a comparação, por parte dos alunos. O professor de vê acompanhar as discussões e perto, intervindo sempre que necessário de forma a atingir o objetivo proposto.

3º Momento: A partir da última pergunta, na qual o aluno perceberá que as ações valorizadas não eram comuns ou mesmo não existiam em todas as épocas da história o professor deve abrir a discussão sobre como, em cada período valoriza-se essa ou aquela ação. Ele poderá então focar em um tipo de ação entre as noticiadas e propor uma pesquisa, breve, por escrito individual ou em grupo sobre o tema. Por exemplo, que os alunos pesquisem sobre a história das ONG’s.

Resultados esperados e avaliações:
Toda discussão deve ser realiza de forma que o aluno perceba que a mídia seleciona o que será evidenciado e que não necessariamente os exemplos por ela apresentados se aplicam a todos os seus leitores. O aluno deve perceber ainda que tanto existem ações individuais como em prol da coletividade e que o reconhecimento dado a cada tipo é que determina a valorização que esse sujeito receberá, principalmente pela mídia.

Nenhum comentário: