domingo, 14 de dezembro de 2008

Quinta atividade: Os sujeitos e suas ações

Fonte a ser trabalhada: o Filme Madagascar. Para ver a sinopse do filme e obter outras informações visite um dos links abaixo indicados:

http://www.cineplayers.com/filme.php?id=938

http://www.adorocinema.com.br/filmes/madagascar/madagascar.asp


http://br.youtube.com/watch?v=Wl8x64om1w8

Duração: 1 aula


Objetivo: Trabalhar a temática dos possíveis sujeitos históricos a partir da fonte áudio-visual, procurando identificar quais são os sujeitos históricos presentes em uma comunidade. Pretende-se ainda desenvolver uma reflexão sobre a posição de dado sujeito histórico e suas ações dentro de uma sociedade e/ou fora dela.

Introdução: A fonte selecionada é um exemplo metafórico que pode possibilitar a identificação dos problemas do individuo na sociedade contemporânea, no qual sujeitos se isolam dentro de “mundos” específicos e, desta forma acabam por se excluir de um convívio social harmonioso e do conhecimento do diferente.
A fonte selecionada também possibilita um olhar sobre os sujeitos ocultos na sociedade, seus desafios e dificuldades, ao permitir que os alunos identifiquem quem percebe ou não cada personagem e como essa percepção ocorre no filme.
Por fim a fonte evidencia a diferença de cada sujeito em relação à comunidade na qual este se insere, levando a uma reflexão sobre a “Coisificação” do ser imposta, muitas vezes, pela mega cidade.

Sugestões: É possível que o professor interessado em ministrar as aulas assista o filme previamente com este novo olhar preposto e siga um roteiro indicado neste trabalho ou outro qualquer previamente estudado. Para melhor aproveitamento da fonte indicaremos um roteiro a ser passado aos alunos para questões possam assistir ao filme direcionado para a perspectiva do sujeito histórico

Descrição da atividade:

1º Momento: O educador deve propor a atividade para os alunos aproveitando o despertar lúdico que o filme (um desenho animado) oferta. Como o filme possivelmente já foi assistido pelos educandos é importante que seja entregue o roteiro no momento de propor a atividade para que desde o início o aluno possa entender o direcionamento que deve ser dado no momento de assistir o filme. O filme deve ser assistido em um momento externo à sala de aula por grupos de 5 ou 6 alunos para que possam acompanhar e discutir o roteiro. No roteiro também constarão atividades que devem ser desenvolvidas pelo grupo e entregas por escrito. Devido ao seu tamanho o roteiro está ao final dessa atividade.

2º momento: Depois de visto o filme e respondido o roteiro o professor poderá reunir as impressões do filme em uma roda temática: eu me reconheço em Madagascar?
A roda temática deve servir para que o aluno exponha seus pensamentos sobre o filme sem uma interferência direta do professor, ou seja, que o professor assuma o papel de provocador colocando questões do tipo:

a) Você reconhece algum tipo de comportamento dos animais do filme em você ou em sua família?
b) Dentro do “mundo” em que vive você se sente preso como o leão em Nova York, ou solto como os animais na ilha de Madagascar?
c) Que paisagem mais se aproxima da sua realidade? A floresta? A ilha? A megacidade?
d) Você aluno tem vontade de conhecer ou expandir alguma coisa na sua vida na qual se sente preso como a zebra Marty no zoológico?

3º momento: Expostas as impressões iniciais o professor deve discutir dentro da roda, de forma direcionada, a idéia de sujeito na sociedade, a acomodação, à vontade, a consciência (ou não) de si, a autenticidade de escolha da vida e/ou qualquer situação que possa afligir a mente de um educando em processo de formação de identidade e personalidade como a adolescência. Este diálogo mais comportamental e psicológico deve ser buscado a partir uma correlação com o que o educando tenha para oferecer a partir do seu campo de experiência.


Resultados esperados e avaliações: após a apreciação do filme, orientada pelo roteiro e da roda temática, o aluno já terá uma compreensão mais claro dos diferentes sujeitos, suas ações, sobre o reconhecimento que eles possuem e sobre seu auto-reconhecimento que foi desenvolvida nas atividades anteriores. Espera-se fixar essa compreensão na presente atividade, na qual a história das personagens servirá como exemplo para tudo o que foi trabalhado ate então.

Roteiro





Título do filme: Madagascar(Madagascar, 2005)
Direção: Eric Darnell, Tom McGrat
Elenco:
Chris Rock: Marty, a Zebra
Ben Stiller: Alex, o Leão
Jada Pinkett Smith: Glória, a Hipopótamo
Cedric The Entertainer: Maurice
Andy Richter: Mort, o Rato
Sacha Baron Cohen : Julian
Conrad Vernon: Mason,Chimpanzé


Sinopse: O leão Alex (Ben Stiller) é o rei da selva urbana e a principal atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty (Chris Rock), a girafa Melman (David Schwimmer) e a hipopótamo fêmea Gloria (Jada Pinkett Smith) passaram a vida inteira em cativeiro, cheios de regalias, recebendo refeições fartas e tendo sua própria vista para o Central Park. Marty, curioso para conhecer o que há fora do zoológico, foge para explorar o mundo que está perdendo. Pela manhã, Alex, Melman e Gloria ficam chocados ao darem pela falta do amigo e fogem do zoológico para procurá-lo com o objetivo de levá-lo de volta antes que alguém perceba que eles sumiram. Mas, mesmo em Nova York, um leão, uma girafa e um hipopótamo perambulando pelas ruas e andando de metrô chamam muita atenção. Alex, Melman e Gloria encontram Marty na estação Grand Central, mas antes que peguem o trem que os levaria de volta para casa são atingidos por dardos com tranqüilizante, capturados e colocados em caixas que são embarcadas num navio para a África por humanos bem-intencionados, que acreditam que eles devem ser libertados do estresse da vida em Nova York. Acontece que os pingüins sabotam o navio e então Alex, Marty, Melman e Gloria se vêem perdidos na exótica ilha de Madagascar. Agora, esses nova-iorquinos terão de encontrar meios de sobreviver na floresta e descobrirão o verdadeiro significado da frase: "Aquilo é uma selva".


Contextualização do filme:


Mesmo sendo um desenho animado com o público alvo sendo o infantil o filme Madagascar discute importantes temáticas dos dias atuais que extrapolam qualquer limite de idade. Neste parâmetro percebe-se, ao ler-se à obra, a discussão do sujeito, do ser em seu contexto social e como ele se porta diante do mundo a sua volta. O filme retrata também os diferentes posicionamentos do ser diante as diferentes situações sociais do século XXI como o contexto urbano e a natureza. Tudo isso logicamente de forma metafórica e representativa na visão dos animais, personagens que compõem o filme e que por seus olhares transmitem as visões de muitos humanos que se reconhecem tanto no comodismo do leão Alex ou na vontade de conhecer o novo da zebra Marly.


Aspectos a serem abordados:


Ao assistir o filme observe e responda:


I. Espaço, tempo e cenários.


a- Como o filme apresenta a floresta e a megacidade? Você sente vontade de conhecê-las? A qual desses dois ambientes você se sente mais intimo no seu cotidiano?
b- como o filme apresenta os nativos da floresta antes do contato com os personagens principais vindos da cidade?
c- Como o filme mostra Nova York, cidade dos Estados Unidos? É uma cidade movimentada?
d- Como o filme apresenta o zoológico? È um lugar agradável?


II. As personagens e as tramas.


a- o que os animais do zoológico querem com os nativos da região?
b- os animais nativos de Madagascar recebem bem os animais do zoológico que aparecem diante deles?
c- qual a primeira atitude dos animais do zoológico ao se depararem com os habitantes da ilha?
d- Como se comporta o leão Alex diante da novo habitat encontrado? E os outros personagens?
e- Algum dos personagens muda seu comportamento durante a trama? Por quê?
f- Qual sentimento a vivencia na ilha desperta no Leão Alex? Tal sentimento se contrapõe a algum daqueles demonstrado pelo Leão no início do filme?
g- Como os outros animais do zoológico se sentem enquanto estão nas cidade? Poderia-se classificar tal posicionamento como acomodação a realidade vivida e medo do desconhecido? Exemplifique com situações do filme.


III- Desvendando um sujeito:

Depois de ver o filme, pense nas situações que aparecem na coluna da esquerda.
Depois registre na coluna do meio um sentimento que resume cada situação.
Ao final de tudo, na coluna da direita identifique o personagem que vive todos estes conflitos.




*As partes em itálico se destinam ao acompanhamento para o professor não devendo ser entregue aos alunos no roteiro.

IV- Pensando um pouco mais sobre o filme

a- Preencha a tabela abaixo:



b- Depois de preencher esta tabela, Qual a conclusão que você chega ao comparar o que aparece na tela com o que acontece na sua realidade vida?

Nenhum comentário: