domingo, 14 de dezembro de 2008

Segunda atividade: Representação dos sujeitos históricos nas imagens da cidade

Fonte a ser trabalhada: imagens da cidade de Belo Horizonte e de outras cidades que mostrem personagens históricos contemporâneos, passeatas, aglomerados em geral, pessoas anônimas, etc. A seguir disponibilizamos 12 imagens, acompanhadas de uma pequena descrição e dos dados de sua origem.





Título: C 13/m 001
Autor: desconhecido
Data: 1940
Cidade: Belo Horizonte
Comentários: imagem panorâmica da cidade de Belo Horizonte. A imagem pode ser usada para retratar a invisibilidade do indivíduo na cidade.
Acervo: pasta 08 do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte





Título: C 13/m 002
Autor: desconhecido
Data: 1948
Cidade: Belo Horizonte
Comentários: tomada noturna de casas comerciais à Avenida Afonso Pena entre as ruas Carijós e São Paul. Nessa foto as pessoas aparecem como vultos, sendo possível trabalhar a temática da invisibilidade.
Acervo: pasta 08 do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte




COLEÇÃO: BELO HORIZONTE

NOTAÇÃO: BH.COT.1984-004

TÍTULO: CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ - PRAÇA SETE*

AUTOR RESPONSABILIDADE WILSON AVELAR -

DATAS: 1984 e 1984

CONTEÚDO: COMÍCIO DA CAMPANHA "DIRETAS JÁ" NA PRAÇA RIO BRANCO E NA PRAÇA SETE. OBSERVA-SE UM GRUPO DE PESSOAS CARREGANDO UMA FAIXA COM OS DIZERES: "TODAS AS CABEÇAS NAS DIRETAS". AO FUNDO, O CINE BRASIL.

CROMIA:PRETO E BRANCO

HISTÓRICO DE EXPOSICAO E PUBLICACAO: ESPOSIÇÃO "DEZ ANOS DIRETAS JÁ". - ALBÚM DE FIGURINHAS MHAB N° 6 / 2004.

ÁREA DE NOTAS: - FOTOS ORIGINALMENTE FEITAS PARA A DIVULGAÇÃO DA IMPRENSA - -

DIMENSÕES: 11,2 CM X 17,2 CM

IMAGEM MASTER NA MÍDIA:

RESTRIÇÕES DE REPRODUÇÃO: NÃO AUTORIZADA PARA PUBLICAÇÕES COM FINS COMERCIAIS. PUBLICAÇÃO SEM FINALIDADE HISTÓRICA CONSULTAR O FOTOGRAFO ANTES. CRÉDITO DO AUTOR OBRIGATORIO.



COLEÇÃO: BELO HORIZONTE

NOTAÇÃO: BH.COT.1984-003

TÍTULO: COMÍCIO NA AVENIDA AFONSO PENA - DIRETAS JÁ*

AUTOR RESPONSABILIDADE WILSON AVELAR -

DATAS: 1984 e 1984

CONTEÚDO: COMÍCIO DAS CAMPANHAS DIRETAS JÁ, AVENIDA AFONSO PENA NA ALTURA DA PRAÇA RIO BRANCO. VÊ-SE GRANDE NÚMERO DE FAIXAS EM FAVOR DAS ELEIÇÕES.

CROMIA:PRETO E BRANCO

HISTÓRICO DE EXPOSICAO E PUBLICACAO: ESPOSIÇÃO "DEZ ANOS DIRETAS JÁ". -

ÁREA DE NOTAS: COMÍCIO NA AV. AFONSO PENA - FOTOS ORIGINALMENTE FEITAS PARA A DIVULGAÇÃO DA IMPRENSA - -

DIMENSÕES: 11,3 CM X 17,3 CM

IMAGEM MASTER NA MÍDIA:

RESTRIÇÕES DE REPRODUÇÃO: NÃO AUTORIZADA PARA PUBLICAÇÕES COM FINS COMERCIAIS. PUBLICAÇÃO SEM FINALIDADE HISTÓRICA CONSULTAR O FOTOGRAFO ANTES. CRÉDITO DO AUTOR OBRIGATORIO.



COLEÇÃO: BELO HORIZONTE

NOTAÇÃO: BH.COT.1984-002

TÍTULO: COMÍCIO NA AVENIDA AFONSO PENA - DIRETAS JÁ*

AUTOR RESPONSABILIDADE WILSON AVELAR -

DATAS: 1984 e 1984

CONTEÚDO: COMÍCIO DAS CAMPANHAS DIRETAS NA AVENIDA AFONSO PENA, NA ALTURA DA PRAÇA RIO BRANCO, ONDE OBSERVA-SE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE FAIXAS PELAS DIRETAS JÁ.

CROMIA:PRETO E BRANCO

HISTÓRICO DE EXPOSICAO E PUBLICACAO: ESPOSIÇÃO "DEZ ANOS DIRETAS JÁ". - ALBÚM DE FIGURINHAS MHAB N° 6 / 2004.

ÁREA DE NOTAS: - FOTOS ORIGINALMENTE FEITAS PARA A DIVULGAÇÃO NA IMPRENSA - -

DIMENSÕES: 17,1 CM X 11,3 CM

IMAGEM MASTER NA MÍDIA:

RESTRIÇÕES DE REPRODUÇÃO: NÃO AUTORIZADA PARA PUBLICAÇÕES COM FINS COMERCIAIS. PUBLICAÇÃO SEM FINALIDADE HISTÓRICA CONSULTAR O FOTÓGRAFO ANTES. CRÉDITO DO AUTOR OBRIGATÓRIO.



COLEÇÃO: BELO HORIZONTE

NOTAÇÃO: BH.COT.1979-004

TÍTULO: CORDÃO DE ISOLAMENTO DA POLÍCIA MILITAR*

AUTOR RESPONSABILIDADE NÃO IDENTIFICADO -

DATAS: 1979 e 1979

CONTEÚDO: CORDÃO DE ISOLAMENTO DA POLÍCIA MILITAR. AO FUNDO, OS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DURANTE A GREVE DOS PEDREIROS.

CROMIA:PRETO E BRANCO

HISTÓRICO DE EXPOSICAO E PUBLICACAO: -

ÁREA DE NOTAS: - - -

DIMENSÕES: 17,9 x 24,0 CM



COLEÇÃO: BELO HORIZONTE

NOTAÇÃO: BH.COT.1979-002

TÍTULO: PASSEATA DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA RUA TUPIS*

AUTOR RESPONSABILIDADE NÃO IDENTIFICADO -

DATAS: 1979 e 1979

CONTEÚDO: PASSEATA DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA RUA TUPIS DURANTE A GREVE DOS PEDREIROS. VE-SE UMA FAIXA COM DIZERES: "NÃO ACEITAMOS (PALAVRA ILEGÍVEL) DA PROMESSA (SIC)".

CROMIA:PRETO E BRANCO

HISTÓRICO DE EXPOSICAO E PUBLICACAO: -

ÁREA DE NOTAS: - - -

DIMENSÕES: 17,9 x 24,0 CM



COLEÇÃO: BELO HORIZONTE

NOTAÇÃO: BH.COT.1984-005

TÍTULO: CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ*

AUTOR RESPONSABILIDADE WILSON AVELAR -

DATAS: 1984 e 1984

CONTEÚDO: CONCENTRAÇÃO DE POPULARES NAS CAMPANHAS DAS DIRETAS JÁ. OBSERVA-SE UMA PLACA ONDE SE LÊ: "O POVO QUER ELEIÇÕES DIRETAS. PARA QUE CONTRARIAR O POVO" AO FUNDO, A LOJA DA CHOCOBEL.

CROMIA:PRETO E BRANCO

HISTÓRICO DE EXPOSICAO E PUBLICACAO: ESPOSIÇÃO "DEZ ANOS DIRETAS JÁ". -

ÁREA DE NOTAS: - FOTOS ORIGINALMENTE FEITAS PARA A DIVULGAÇÃO DA IMPRENSA - -

DIMENSÕES: 17,3 CM X 11,2 CM

IMAGEM MASTER NA MÍDIA:

RESTRIÇÕES DE REPRODUÇÃO: NÃO AUTORIZADA PARA PUBLICAÇÕES COM FINS COMERCIAIS. PUBLICAÇÃO SEM FINALIDADE HISTÓRICA CONSULTAR O FOTÓGRAFO ANTES. CRÉDITO DO AUTOR OBRIGATORIO.

Duração: 1 a 2 aulas

Objetivo: Esta etapa tem como objetivo desenvolver no aluno competências de observação e percepção em fontes visuais, no intuito de proporcionar que este aluno perceba vários pontos de vista e compreenda melhor através da imagem – uma possível seleção de um objeto realizado pelo fotógrafo – possibilidades de construção da representação histórica dos sujeitos históricos nas grandes cidade. Ou seja, essa atividade contribui para a formação de competências no aluno de leitura de fontes históricas visuais e compreensão da construção histórica com inúmeras perspectivas, aplicada ao tema dos sujeitos históricos.

Introdução: Deve-se ressaltar que nesta etapa, as imagens serão trabalhadas como uma atividade de continuidade a etapa anterior cujo objetivo era a explicação e discussão dos sujeitos históricos nas grandes cidades. Neste sentido, esta atividade tem como focos dois eixos: o sujeito histórico oficial evidenciado nas fontes iconográficas, em contraponto ao sujeito não oficial e anônimo representado nestas mesmas fontes.

Sugestões: Além de pesquisar em arquivos o professor também pode fazer recortes em jornais e revistas ou mesmo pesquisar em sites imagens para serem utilizadas nessa atividade, como essa:

http://olhares.aeiou.pt/menino_de_rua_desafia_a__policia_em_sao_paulo/foto66330.html

Na descrição do segundo momento dessa atividade o professor encontrará o roteiro sugerido para uso dos alunos durante a utilização dessas fontes. Naturalmente, cada professor poderá adaptar nossa sugestão ou mesmo elaborar um novo roteiro mais adequado a sua realidade.

Descrição da atividade:

1º momento (em sala): O professor deverá selecionar uma ou mais imagens dentre as que serão trabalhadas e mostrá-la aos alunos (sugerimos a projeção das imagens). Ao mesmo tempo e se utilizando das imagens como exemplo, ele fará uma explanação sobre as fontes iconográficas e suas representações das grandes cidades. Ou seja, o professor explicara aos alunos como as imagens podem ser compreendidas como fontes históricas e como elas não representam estritamente a verdade, mas sim, uma percepção, uma escolha, um fragmento de uma perspectiva histórica. A partir desta imagem pré-selecionada o professor pode chamar a atenção dos alunos para os aspectos das representações dos sujeitos históricos nesta fonte iconográfica, dialogando com os alunos sobre suas percepções desta mesma fonte.

2º Momento (em sala ou em casa): O professor deve dividir as imagens selecionadas entre os alunos para que eles realizem um exercício de leitura da imagem similar ao realizado juntamente ao professor no primeiro momento.
Esta atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente. Para isto será fornecido um roteiro no intuito de fomentar algumas questões que auxiliem os alunos a realizar a leitura da imagem.

Roteiro de observação de imagens:

1.Que tipos de espaços são retratados nesta imagem?
2.Você conhece ou consegue identificar algum destes espaços?
3.Você consegue identificar alguma figura central nesta imagem? Existe algum personagem enfocado pelo fotógrafo de maneira mais relevante nesta imagem? Se sim, você acredita que ele foi um objeto de escolha consciente do fotografo ou não?
4.A partir das discussões em sala, você consegue identificar algum tipo de sujeito histórico nesta imagem? Qual tipo de sujeito seria este?
5.Quais outras percepções você teve sobre esta imagem?

3º Momento (em sala): Nesta parte da atividade, pretende-se que os alunos mantenham um diálogo entre si, de forma a proporcionar uma dinâmica em sala, com a apresentação das percepções que cada um teve em relação às imagens. Para isso o professor pode utilizar uma parte da aula ou reservar outra aula, o que permitirá uma discussão mais ampla, orientada pelo roteiro para leitura das imagens, comum a todos os alunos.

Resultados esperados e avaliações: Nessa etapa espera-se que o aluno fixe melhor os conceitos elaborados sobre os sujeitos históricos na primeira atividade. Além disso o aluno terá ampliado, ou consolidado a idéia de que não apenas fontes escritas podem ser utilizadas como fontes históricas, o que será importante para as próximas atividades.
A avaliação poderá ser realizada de duas formas: baseada na participação dos alunos, evidenciando a apresentação destes em sala, ou mesmo entrega das questões do roteiro respondidas em folha antes ou após sa discussão em sala das imagens prevista no 3º momento.

Nenhum comentário: