domingo, 14 de dezembro de 2008

Sétima Atividade: Reconhecendo sujeitos históricos próximos de nós


Fonte a ser trabalhada: Entrevistas com pessoas da cidade Belo Horizonte e de outras cidades; personagens históricos contemporâneos, ativistas de passeatas, líderes de aglomerados, pessoas anônimas e etc., ou seja, qualquer personagem anônimo que realize algo em beneficio do outro na sociedade e não seja reconhecido de forma oficial pelo governo e/ou pela mídia.

Duração: 1 a 2 aulas

Objetivo: Esta etapa tem como objetivo desenvolver no aluno competências de observação e audição em fontes orais, no intuito de proporcionar que se evidenciem vários posicionamentos e ações que passam despercebidas pela mídia e, muitas vezes, da sociedade. E, ainda, que aluno compreenda melhor, através da história oral, uma possível seleção de um vivencia realizada por de terminado sujeito histórico que existe na cidade do educando e mesmo assim ele desconhece. Ou seja, essa atividade contribui para a formação de competências no aluno de observação de fontes históricas orais e compreensão da construção histórica a partir da vivencia individual e coletiva de anônimos na população.

Introdução: Deve-se ressaltar que nesta etapa, as fontes orais, ou seja, as entrevista serão trabalhadas como uma das atividades finalizadoras do projeto que esse material didático representa. Ou seja, espera que após a discussão apresentada o aluno já seja capaz de reconhecer no personagem entrevistado um sujeito histórico. O sentido aqui então é ressaltar para o aluno a existência de sujeitos ocultos da cidade, mas que mesmo assim são relevantes e constituintes da sociedade onde o educando vive.

Sugestões: as entrevistas podem ser podem ser divulgadas para o restante da escola através de murais, jornais ou outra atividade, permitindo o compartilhamento da informação.

Descrição da atividade:

1º Momento: deverão ser apresentas as entrevistas por escrito a todos os alunos e os grupos que entrevistaram deverão expor suas opiniões a partir do que observaram do relato transcrito. Ou seja, cada grupo apresenta e opina sobre seu entrevistado.

2º Momento: A partir daí. Toda turma deverá entrar (ou não) em um consenso, por meio de um referendo* realizado pelo professor, para responder a seguinte pergunta: Os personagens entrevistados, são sujeitos históricos? Os votos serão computados e a conclusão da turma, ou seja, o resultado da eleição, servirá de avaliação dos resultados do projeto. Esta atividade parte da premissa das discussões que foram feitas anteriormente e serve também como fechamento da parte da discussão teórica. Essa votação pode ser feita após cada apresentação ou ao final.

*O referendo deverá ser realizado da seguinte forma:

Uma caixinha simbolizando uma urna
Várias cédulas entregues aos alunos da seguinte maneira

Sim ele é um sujeito histórico Não ele não é um sujeito histórico

Justificativa__________________________________________________________________________________________________________________________________

Resultados esperados e avaliações: Conclui-se aqui a primeira grande parte desse material e espera-se que os alunos já sejam capazes de identificar os entrevistados como sujeitos históricos, de um ou outro tipo, graças a suas ações e,principalmente, graças ao reconhecimento que o próprio aluno tem em relação ao entrevistado. Caso isso não ocorra faz-se necessário redobrado esforço do professor em resgatar todas as discussões realizadas.
De qualquer forma, cabe ao professor “chamar” os alunos para uma nova e ultima discussão: se eles mesmos, alunos, são ou podem ser agentes históricos.
A avaliação dessa atividade será feita a partir do que cada grupo entregar, conforme combinado, da apresentação e da participação na discussão que antecede e segue-se a o referendo. Como auto avaliação e avaliação do projeto o professor pode analisar as justificativas presentes em cada cédula.

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