domingo, 14 de dezembro de 2008

Introdução, Objetivos e 1° Aula

Introdução:

O séc. XX pode ser entendido como um tempo em que o deslocamento passou a não depender exclusivamente de trens, cavalos e barcos. No limiar do século os automóveis ganharam as ruas estadunidenses e em pouco tempo o mundo. Os céus passaram a servir de via para equipamentos que driblam o próprio peso ao deslizar no ar com grandes asas. Quilômetros e mais quilômetros de vias terrestres foram pavimentadas. E com isso, tudo ao redor do homem mudou. As distâncias foram encurtadas. Viagens longas em lombos de animas foram substituídas por confortáveis passeios de fins de semana em veículos que faziam muitas vezes mais rápido o percurso. Itens que outrora eram praticamente impossíveis de obter fora do seu lugar de origem, passaram a ocupar as prateleiras dos mercados locais de quase qualquer canto do mundo. Até mesmo a informação, que no século XXI foi revolucionada, quebrou todo protocolo até então e passou a viajar em segundos de um hemisfério a outro. Pouco mais de um século separam esses extremos.


Objetivos:

Nossa proposta é estimular no aluno alvo o interesse por elementos que envolvam, tanto em causa quanto em conseqüência, pontos relacionados ao transporte e à circulação; entendendo circulação como um processo que abrange não só a locomoção e o deslocamento de pessoas e objetos, mas também, de uma forma mais geral, o transporte e a circulação de elementos não tangíveis, como por exemplo, informação e conhecimento.

Levar o aluno à reflexão sobre processos mais amplos e universais e sobre processos mais restritos e particulares. Desenvolver a capacidade de fazer paralelismos e comparações entre fenômenos globais e fenômenos quotidianos. Demonstrar através dos processos históricos como as dinâmicas sociais como um todo se relacionam com o tema.


Aula 1 – Aula Introdutória

Ao olharmos para um objeto não nos damos conta de quanto trabalho foi despendido desde a extração da sua matéria-prima e o processamento dela até o produto final. Quando pensamos em transporte tendemos a identificar, logo em primeira análise, um círculo muito restrito que envolve apenas o deslocamento de pessoas. Para introdução ao tema dar exemplos de objetos que estejam no próprio ambiente de aula.


Como por exemplo:

Apontar para uma carteira. Pensar sobre a extração da madeira, depois, o translado dessa madeira para uma marcenaria, e então para uma distribuidora, e, enfim, para a sala de aula. Nesse processo estão envolvidas quatro etapas, sendo que, salvo exceções, envolvem três movimentações de translado.


Apresentar, se possível em funcionamento, o contraste entre as mídias MP3 e o vinil. Após isso ministrar uma exposição interativa levando os alunos à reflexão sobre os processos envolvidos na feitura de ambos. Pensar sobre o trabalho exigido desde o inicio da produção do vinil até o consumidor final e, em contraste, sobre as facilidades encontradas nos dias atuais em se chegar a um mesmo fim de formas muito mais práticas, como é o caso do MP3 que não exige muito mais que um equipamento caseiro e a internet para gravação e distribuição de material de áudio. Esse primeiro momento visa despertar no aluno um olhar mais sensível no que diz respeito aos processos no mundo que o cerca.


Nenhum comentário: