domingo, 14 de dezembro de 2008

2° Aula: Música

Introdução da Atividade:

Estabelecer um diálogo com os alunos lançando luz sobre os meandros da profissão de moto boy, categoria tão presente em todas as grandes metrópoles, principalmente em São Paulo.
Este profissional faz entregas e serviços de todos os tipos levando desde contas até encomendas. Empresas, principalmente, dependem muito do "boy". A moto é necessária para que o trânsito caótico das metrópoles não seja um impedimento à rápida execução das entregas.

Segunda Parte:

Entregar para os alunos a letra da música “Moto Boy” e colocar um CD executando a canção.

Moto Boy
Artista: Pedro Luis & a Parede

Liguei a moto foi só um quick
a cidade é grande mais eu vou no pique
paro no farol falta uma quadra ou duas
encosto na guia eu já conheço bem as ruas

Desci no trianon parti pro itam
cruzei uma mina ela piscou pra mim
Sto. Amaro, Vila Olímpia volto a Vila Madalena
da Dr. Arnaldo vejo um mar de antena
no fim da 23 pego firme no brek
correndo pela pista passam 4 moleques

Sai do bom Retiro parei na 25
lavei a moto ela tá um brinco
quando ando mais veloz vem uma brisa no rosto
o trampo é difícil, mas às vezes da gosto
a encomenda chegou chamo pelo interfone
por hoje acabou alguém me chama pelo nome

4x
Cidade grande eu sigo na boa
faça chuva ou sol eu tô na terra da garoa

Viaduto do Chá, Praça da Sé
Tucuruvi, Santana, Pompéia, Sumaré,
Liberdade, Consolação, Paulista,
Bráz, Bexiga, Arouche, Bela Vista,
Lapa, Perdizes, Pinheiros, Jabaquara
às 6 da tarde tudo pára
Paraíso, Aclimação, Vila Mariana,
se der tempo ainda hoje eu vou até Santana

Quando ando mais veloz vem uma brisa no rosto
O trampo é difícil, mas às vezes dá gosto
A encomenda chegou chamo pelo interfone
Por hoje acabou alguém me chama pelo nome

Cidade grande eu sigo na boa
Faça chuva ou sol eu tô na terra da garoa

Terceira Parte:


Após ouvir a canção, abrir um espaço de debate a partir da letra da música. Sugerir questionamentos, tais como:

• O que os alunos acham da profissão de moto boy?
• Seria uma profissão mal remunerada, se levado em consideração o risco e o alto nível de estresse que ela gera?
• Se algum aluno tem um familiar ou alguém próximo que é moto boy. Caso tenha, como o aluno vê a vida dessa pessoa com base na influência da profissão.
• Se algum aluno quer ser moto boy.

Informar os alunos sobre a campanha "Mudemos de conduta. Compartilhemos Paris", que a Prefeitura desta cidade lançou, em 2008, com fotos de vítimas de acidentes em frente a grandes monumentos da capital para sensibilizar a população sobre os riscos de agir com imprudência no trânsito.

Mostrar a imagem do motociclista acidentado em frente à Torre Eiffel:


TRADUÇÃO: “Paris, seus lugares, seus monumentos, são 4272 duas rodas [motoqueiros] vítimas de acidentes em 2008. Mudemos de conduta. Compartilhemos Paris”.

Apresentar dados, tais como:
• Dos quase 8.000 feridos em acidentes de trânsito na capital francesa até outubro de 2008, 1.600 são pedestres. O número fica atrás apenas da quantidade de motociclistas feridos, que é 4.200.
• Os motociclistas representam mais da metade do total de feridos em acidentes de trânsito em Paris. Esse número aumentou 33% desde 2003, enquanto o volume da frota desse tipo de veículo cresceu 25%.
• Um motoqueiro morre todos os dias apenas na cidade de São Paulo. Pelo menos três deles sofrem graves acidentes.

Debater com os alunos sobre as imprudências no trânsito. Discutir também quem deve ser o maior responsável pelo alto número de acidentes, se a culpa é somente do moto boy e se os alunos acham necessário que tenham mais campanhas educativas e quais outras soluções eles propõem, para diminuir o número de acidentes com motoqueiros.

Quarta Parte:

Propor a seguinte atividade para ser respondida em casa pelos alunos:

Questão 1
A partir do verso “correndo pela pista passam 4 moleques” :
Discuta sobre os riscos inerentes à profissão de moto boy.

Questão 2
A partir do verso “às 6 da tarde tudo pára”:
Cite três problemas que o corpo sofre relacionados com os efeitos do caos do trânsito urbano e apresente alternativas para evitá-los.

Questão 3
A partir dos versos “lavei a moto ela ta um brinco/ quando ando mais veloz vem uma brisa no rosto/ o trampo é difícil, mas às vezes dá gosto”:
Quais são os aspectos positivos na profissão de moto boy?

Nenhum comentário: