domingo, 14 de dezembro de 2008

3° Aula: Correção das atividades e exibição de vídeos

Na correção da atividade o professor primeiramente ouvirá os alunos e, caso ache necessário, poderá apresentar algumas possibilidades de resposta.

Respostas possíveis:

Questão 1:

• Atropelamentos
• Acidentes
• Imprevistos causados pelo estímulo a correr mais para ganhar mais dinheiro.
• Conseqüências do estresse que estão constantemente submetidos, devido às regras de trabalho precárias e à má fiscalização do trânsito por parte do governo.

Questão 2:

Problemas:

• Dores de cabeça
• Dores nas costas. Quem não dispõe de direção hidráulica corre mais risco de ter problemas na coluna. A direção mecânica gera um esforço muito grande e pode causar danos às regiões lombar e cervical da coluna, além de afetar ombros e braços.
• Bursite (inflamação na região dos ombros)
• Nos membros inferiores, os movimentos de frear, acelerar e pressionar a embreagem podem desgastar as articulações dos tornozelos. Nessa área do corpo, porém, os efeitos mais notáveis são os problemas circulatórios.
• Dores nas pernas. As pernas podem inchar, ficar doloridas. A posição também piora os efeitos das varizes.
• Cãibras
• Fadiga muscular e desgaste das articulações, causados por movimentos repetitivos.
• Etc

Alternativas:

• Manter a calma, quando possível, e ignorar xingamentos, buzinas e outras "delicadezas" comuns entre os motoristas da cidade.
• Praticar atividades esportivas regularmente
• Evitar sair de carro
• Fechar as janelas do carro, para diminuir a exposição à poluição sonora e atmosférica. Janelas fechadas também diminuem a exposição à poluição atmosférica.
• Fazer a limpeza e a manutenção do ar-condicionado

Questão 3: (Será avaliada a capacidade de o aluno articular o outro lado da situação)

• Não enfrentar engarrafamento da mesma forma que os motoristas de carro
• Sensação de liberdade ao pilotar a moto
• Conhecer bem a cidade
• A moto se torna um meio de produção de baixo custo (facilidades para adquirir uma moto, se comparada ao carro) nas mãos dos motoqueiros, além de ser uma expectativa de melhorias salariais sem a necessidade de qualificação.

Segunda parte:

Nessa parte da aula serão exibidos dois vídeos curtos aos alunos. O primeiro é um desenho do Pateta, personagem de Walt Disney criado em 1932. Esse desenho traz uma forte crítica à cultura automobilística e à falta de educação no trânsito, fazendo uma paródia com as personagens Dr. Jekyl e Mister Hyde, no caso do desenho, Sr. Walker e Sr. Wheeler. O outro vídeo a ser exibido é a primeira cena do filme Um Dia de Fúria (Falling Down, EUA, 1983), onde a personagem interpretada pelo ator Michael Douglas se encontra presa em um engarrafamento e completamente estressado. O objetivo dessa aula é retomar a questão da saúde no trânsito, bem como abordar também questões como o problema dos congestionamentos na grande cidade, a imprudência dos motoristas, a falta de respeito com os pedestres.
Antes dos vídeos o professor irá orientar os alunos para q observem aspectos tais:
1) Qual a diferença de comportamento do Sr. Walker e do Sr. Wheeler?
2) Quando e por que Sr. Walker se transforma em Sr. Wheeler?
3) O Sr. Wheeler é um motorista imprudente. Aponte as atitudes perigosas tomadas por ele ao volante.
4) Como se comportam os outros motoristas? Justifique.
5) Quando chega à cidade e sai do carro o Sr. Wheeler volta a ser o Sr. Walker. Como é a “vida de pedestre” do Sr. Walker?
6) Quando o Sr. Walker volta para o carro o que acontece? A sua experiência como pedestre modifica suas atitudes no trânsito?
7) Sobre o vídeo “Um Dia de Fúria” aponte os fatores que mais incomodam a personagem.
8) Relacione elementos presentes nos dois vídeos.


Fichas Técnicas:




Título: Pateta no Trânsito
Título Original: Motor Mania
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 7 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1950
Estúdio: Walt Disney Pictures
Distribuição: RKO Radio Pictures
Direção: Jack Kinney
Produção: Walt Disney
Sinopse: O desenho mostra como a personagem, o obsequioso, amigável e gentil “Mr. Walker” se transforma no beligerante “Mr. Wheeler” quando se senta atrás do volante de seu carro. Mr. Wheeler é desatento, egoísta e violento. Ao chegar em seu destino na cidade e deixar o carro ele volta a ser o Mr. Walker, ficando à mercê dos hábitos perigosos e predatórios dos outros motoristas. Contudo, quando retorna para seu carro, ele se torna Mr. Wheeler novamente, querendo de qualquer modo se impor no trânsito, ao ponto de xingar o reboque que o leva de forma vagarosa do local em que ele havia se acidentado.

Observação: Neste caso é importante que o professor contextualize esse vídeo como uma parodia à obra Robert Louis Stevenson, “O Médico e o Monstro”, escrito em 1886.





Título: Um Dia de Fúria
Título Original: Falling Down
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1993
Estúdio: Warner Bros. / Regency Enterprises / Alcor Films / Le Studio Canal+
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Joel Schumacher
Produção: Timothy Harris, Arnold Kopelson e Herschel Weingrod
Sinopse: Prendergast (Robert Duvall), um policial em seu último dia de trabalho pois vai se aposentar, arrisca sua vida para tentar deter William Foster (Michael Douglas), um homem emocionalmente perturbado que perdeu seu emprego e vai ao encontro de Beth (Barbara Hershey), sua ex-mulher, e da filha, sem requer reconhecer que o seu casamento já acabou há muito tempo. Em seu caminho, William vai eliminando quem cruza seu destino.



Após a exibição do vídeo o professor deve estimular uma discussão sobre os pontos observados anteriormente pelos alunos.

Nenhum comentário: