domingo, 14 de dezembro de 2008

4° Aula: Música

Introdução da Atividade:

Dialogar com os alunos sobre a importância do ônibus e interrogá-los sobre os vários aspectos relacionados à utilização desse veículo por eles.
Dos meios de transporte público existentes em Belo Horizonte, o ônibus é hoje o mais importante. Ele “aposentou” os bondes, e para permitir que o metrô consiga avançar seu território, se uniu a ele para levar a população aos lugares onde o metrô não chega. Quando os motoristas de ônibus entram em greve, a cidade pára, tamanha é a dependência da população.

Entregar para os alunos a primeira parte da letra da música “Pão de cada dia” e colocar um CD executando a parte da canção.

Pão de cada dia
Artista: Gabriel O Pensador


Mais um dia de trabalho querido diário
Eu ralo feito otário e ganho menos do que eu valho, mas necessito de salário que é bem menos que o necessário
Hoje os rodoviários tão em greve por melhores honorários e eu procuro um que me leve
Eu tenho horário
Não posso chegar atrasado não posso ser descontado
Se eu falar que foi greve meu chefe pode ficar desconfiado
E se o desgraçado quiser me dar um pé na bunda eu vou pro olho da rua e rapidinho ele arruma outro pobre coitado
Desempregado desesperado é que mais tem (olha o ônibus!!) Hein?
Já vem lotado gente pra cacete vidro quebrado (foi piquete) motorista com um porrete do lado
Ele furou a greve porque também teme ficar desempregado
Deixar seu filho desamparado
Quem sabe ser despejado do barraco
(E o aluguel lá no morro também já ta puxado
Eu nem sei se eu tô sendo otário ou esperto
Eu tô aqui, mas também tô torcendo pra greve dar certo)
Eu fico calado porque eu também tô preocupado
O meu salário até o fim do mês já tá contado e o meu moleque tá todo gripado
Se eu tiver um imprevisto eu vou ter que comprar remédio
Num sei como é que eu faço
Eu num sô médico
Se precisar eu vou ter que pedir um vale na batalha
Como um esfomeado pede uma migalha
E o canalha lá pode até negar e aí vai ser pior
Porque o meu único ganha-pão é esse meu suor

Preciso do pão de cada dia e num sô filho do padeiro
Então preciso do dinheiro
[...]

Segunda Parte:

Após ouvir a canção, abrir um espaço de debate a partir da letra da música. Sugerir questionamentos, tais como:
As dificuldades de circulação que o cidadão urbano está exposto e suas conseqüências. (“Eu tenho horário/ Não posso chegar atrasado não posso ser descontado”).
Como a greve dos rodoviários interfere na rotina dos alunos. (“Hoje os rodoviários tão em greve por melhores honorários...”)
Informar os alunos sobre o acidente ocorrido em Belo Horizonte, na noite do dia 16 de julho de 1999, que um ônibus da linha 1505 caiu no leito do ribeirão Arrudas, na Avenida dos Andradas esquina com Rua Tupinambás.
Por volta das 19h, o ônibus, da "Viação Progresso Ltda", lotado, avançou o sinal – as vítimas afirmaram que o motorista estava "apressado”, o que foi confirmado pelo laudo pericial – para entrar na avenida dos Andradas e foi atingido em sua lateral esquerda por um Fiat/Tempra que vinha pela avenida, no sentido Praça da Estação-Santa Efigênia. Com o impacto, o ônibus desgovernou-se, rompendo o muro, na ponte sobre o ribeirão, e caiu no Arrudas com as rodas para cima. Morreram 9 passageiros (presos nas ferragens e sufocadas pelas águas do esgoto) e 52 ficaram feridos.

Os dados sobre o acidente, apresentados pelo professor, informa que 9 passageiros morreram e 52 ficaram feridos, desta forma, conclui-se que havia no mínimo 61 passageiros. A música Pão de cada dia, diz que “Já vem lotado gente pra cacete”.A partir dessas resalvas, discutir com os alunos as más condições do transporte público e o risco de superlotação no ônibus

Terceira parte:

Propor um Para Casa, com as seguintes atividades:

Entreviste um adulto, que lembre do acidente ocorrido em Belo Horizonte, na noite do dia 16 de julho de 1999, que um ônibus da linha 1505 caiu no leito do ribeirão Arrudas, na Avenida dos Andradas esquina com Rua Tupinambás.
1) Peça que a pessoa narre detalhadamente suas memórias relacionadas a este evento.
2) Pergunte a pessoa se ela acompanhou o processo realizado contra o motorista e a sentença que o mesmo recebera em 2004.
Pesquise onde se localiza o local do acidente e assinale a principal diferença ocorrida nesta paisagem.

Nenhum comentário: