segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

De Curral Del Rei à Belo Horizonte: a construção da nova capital e os dias atuais.

Parte 1
Objetivo da atividade: Promover entre os alunos o questionamento “para quem foi feita a cidade”. A pergunta para quem foi feita deve ser usada para estimular os alunos a pensarem sobre os moradores do Curral Del Rei e os moradores que ocuparam a cidade após ela ser construída.
Conteúdo: Para o professor, leitura da bibliografia indicada.
Recursos:
Imagem 1 :BH ALB 01033 Rancho velho de Papuda .
Imagem 2: BH ALB 01023 Parte do bairro Funcionários
Legenda: Imagem 1- BH ALB 01033 Rancho velho de Papuda. Autor não identificado. Data 1894 e 1895. Conteúdo: Rancho da Papuda, localizado um pouco abaixo do local onde foi construída a Praça da Liberdade, entre a Av. João Pinheiro e a Rua Sergipe. A moradora do rancho aparece junto ao casebre de pau- a – pique. Museu Histórico Abílio Barreto.
Legenda: Imagem 2 - BH ALB 01023 Parte do bairro Funcionários. Autor não identificado. Datas 1896. Conteúdo: Vista parcial do bairro Funcionários nas proximidades do Palácio da Liberdade em construção (fundo à esquerda). Museu Histórico Abílio Barreto.
Lembrete: essas imagens podem ser projetadas, ou impressas em tamanho maior.
Estratégias: O professor deve orientar os alunos na leitura das imagens apresentadas. Algumas questões devem ser levantadas:
Professor essas imagens são da mesma região, proximidades de onde hoje é o Palácio da Liberdade. Porém na imagem 1 é a antiga moradora do Curral Del Rei conhecida como Papuda, isso devido ao Bócio, comum na região pela falta do sal Iodo na alimentação. Já a imagem 2 a moradora foi retirada e foram construídas as casas para a nova capital.
Os alunos devem ler as legendas das imagens.
Devem anotar, em forma de um pequeno texto, os pontos que observaram a partir da legenda.
De que material a casa da imagem 1 foi feita, esse material com o qual a casa foi construída nos diz algo sobre a condição financeira da moradora?
De que material as casas da imagem 2 foram feitas?
Na opinião dos alunos a moradora da casa da imagem 1 teria condições de adquirir um imóvel no terreno onde era sua casa anteriormente.
Obs.: Durante ou depois desses questionamentos os alunos devem fazer anotações sobre o que conseguiram perceber.
Sugestão de pesquisa para os alunos:
Para onde foram os moradores de Curral Del Rei?
Quais moradores vieram ocupar a nova capital?
Teve moradores que trabalharam na construção da cidade, mas não receberam casas na nova capital? Se sim, para onde eles foram?
Lembrete ao professor:
Durante a construção da nova capital dois grupos receberam casas do governo: os ocupantes dos altos cargos da Comissão Construtora da Nova Capital e alguns proprietários de Ouro Preto (antiga capital). As pessoas mais pobres que trabalharam na construção da cidade, assim como os antigos moradores de Curral Del Rei, não tinham condições de comprar um terreno na Nova Capital, devido à valorização dos terrenos, e povoaram as regiões próximas do que hoje conhecemos como Avenida do Contorno. 1
Nesse ponto o objetivo é fazer com que os alunos reflitam sobre a situação das pessoas com menor condição financeira.

Parte 2

Objetivo da atividade: Mostrar aos alunos os ponto de vista da elite da época e questionar: será que para essa elite a saída forçada dessas pessoas para outros lugares era um problema?

Conteúdo: Para o professor, leitura da bibliografia indicada

Recursos:
Imagem 3: BH ALB01 008 título: Jornal A capital de 12 de dezembro de 1897


Legenda da imagem3: BH ALB01 008 título: Jornal A Capital de 12 de dezembro de 1897. Autor não identificado. Conteúdo: Cópia da fotografia da primeira página do jornal “A Capital” do dia 12 de dezembro de 1897, data da inauguração da cidade de Minas, atualmente Belo Horizonte. Museu Abílio Barreto.

Obs.: O jornal está escrito no português da época, seria melhor que a professora transcrevesse o jornal e passasse para a turma. Essa imagem também pode ser impressa em tamanho grande ou projetada.

Estratégia: Os alunos devem analisar e questionar a escrita do jornal:

Quem escreveu o jornal?
Será que essa pessoa já morava aqui antes da construção da Nova Capital?
O jornal se apresenta a favor da construção da Nova Capital?
A quem ele homenageia?
Essas informações devem ser reunidas pelos alunos em forma de pequeno texto.
Lembrete ao professor:
Informações sobre o jornal: Segundo jornal publicado em Belo Horizonte, seu proprietário e diretor foi Coronel Francisco Bressane de Azevedo. Iniciou as publicações em 28/01/1896 e parou em 04/08/1898. A Capital no terreno político estava filiada ao PRM (Partido Republicano Mineiro).2
O objetivo dessa atividade é fazer com que o aluno perceba a posição favorável da elite que aqui se instalou em relação à mudança da capital. A nossa forma de pensar hoje, os problemas que levantamos, são diferentes da forma de pensar da elite dessa época. O fato da cidade não ter sido feita para as pessoas que habitavam a região anteriormente talvez não incomodasse a Comissão Construtora e a elite que veio habitar Belo Horizonte.

Parte 3

Objetivo da Atividade: Estimular os alunos a pesquisarem sobre a situação atual de Belo Horizonte.
Conteúdo: Para o professor, leitura da bibliografia indicada
Recursos: Pesquisa no site da prefeitura de Belo Horizonte (www.pbh.gov.br) e pesquisa no bairro onde os alunos moram.

Estratégia:
Pedir aos estudantes para pesquisarem no site da prefeitura de Belo Horizonte e analisarem os seguintes aspectos:
Se na época de sua construção a cidade expulsou seus moradores de baixa condição econômica, será que hoje ela integra os diversos tipos sociais constituintes da cidade?
E mais a prefeitura disponibiliza espaços de atuação para as pessoas?
Será que um discurso segregador teria espaços de atuação no contexto atual?
A prefeitura possui algum projeto que busca oferecer auxílio às classes menos favorecidas economicamente?
Pesquisa no bairro:
Os alunos devem verificar se a prefeitura realiza alguma atividade que tenha como objetivo criar espaços de atuação para os moradores ou ações sociais, ações visando à melhoria das condições de vida da população, nas proximidades de sua casa ou bairro.
Qual a forma de governo adotada no Brasil?
Essa forma de governo adotada influencia na possibilidade de participação dos habitantes? Por quê?
A professora deve trabalhar com os alunos alguns problemas urbanos e separá-los em dois quadros:
Problemas que podem ser resolvidos pelos moradores do bairro.
Problemas que não podem ser resolvido por eles.
Sobre o que podem ser resolvidos por eles:
Como se daria organização das pessoas da comunidade para resolvê-lo? Poderia ser através da Associação de Bairro?
Sobre os que não podem ser resolvido pelos moradores?
Qual seria a melhor forma de fazer o Prefeito saber desse problema que está acontecendo no bairro?
Lembrete: É importante nesse ponto a professora ressaltar que algumas coisas cabem ao governo resolver, e deve ser buscada uma forma institucional de levar esse problema até ele, essa forma pode ser um “abaixo assinado”. Pois afinal pagamos muitos impostos, e esse dinheiro deve ser usado em nosso favor. Mas também os moradores precisam construir entre si laços de solidariedade, e se - unirem para resolver pendências que estão ao seu alcance serem resolvidas.

Parte 4

Objetivo da atividade:
Os alunos perceberem que em algumas formas de governo os espaços de atuação para a população são restritos ou se quer existem.

Conteúdo: Professora e alunos devem pesquisar sobre a forma de governo de uma cidade Medieval.

Recurso: Pesquisa sobre uma cidade Medieval e comparação com a cidade Belo Horizonte. Observar durante a pesquisa:
Se a forma de governo adotada nessa cidade cria espaço de atuação para seus habitantes?
Se sim, quais são?
Se não, essas pessoas reagiam?

Estratégia: A turma deve se organizar e:
Representar uma sociedade Medieval: os alunos devem representar os agentes sociais, buscando mostrar se as pessoas comuns podiam participar das decisões referentes à cidade.
Se não, quem era responsável por essas decisões?
Após a pesquisa a professora deve orientar os alunos a refletirem sobre a forma de governo presente nas duas cidades Medieval e Belo Horizonte (estudada anteriormente).
Os alunos devem escrever os pontos principais de suas idéias.
No final a professora pode solicitar os alunos para reunirem em um único texto os pequenos textos que eles foram escrevendo ao longo desse estudo.



*O tempo gasto para cada atividade fica a escolha do professor e em equilíbrio com o que o perfil da turma permitir. Cada parte gastaria uma 1 aula, mas talvez em alguns tópicos seja necessário gastar mais aula. Na parte 3 e 4 fica a escolha do professor fazer a pesquisa com os aluno durante a aula ou pedir que eles façam a pesquisa em casa.

Bibliografia indicada ao professor:

JULIÃO, Letícia. Belo Horizonte: itinerários da cidade moderna (1891 – 1920). In: DUTRA, Eliana de Freitas. (org.). BH: Horizontes históricos. Belo Horizonte, C/Arte, 1996.
BARRETO,Abílio. Belo Horizonte: Memória Histórica e descritiva.História antiga e História Média.Fundação João Pinheiro, Centro de Estudos Históricos e Culturais.1995

Um comentário:

Cleonice Prudêncio disse...

As imagens citadas nessa parte sobre Belo Horizonte são do Museu Abílio Barreto. Não foi possível postar as imagens no blog devido ao tamanho.Quem se interessar pelas imagens pode me contatar pelo e-mail cleoniceps8@gmail.com