domingo, 14 de dezembro de 2008

8° Aula: Conclusão

Última etapa:

Como conclusão das discussões e atividades propostas anteriormente os alunos devem produzir uma simulação de matéria de tele-jornal e escreverem uma notícia do tipo das postadas em portais de notícias da internet (G1, BBC Brasil, Uai, UOL, etc.)

Primeira parte:

Dividir a sala em grupos e pedir para que os alunos escolham temas que tenham a ver com o problema dos transportes nas grandes cidades: poluição, congestionamento, alternativas ecológicas, etc.

Segunda parte:

Propor que eles pesquisem e selecionem reportagens que abordem essa temática. Pesquisar em portais na internet (G1, BBC Brasil, etc.), em jornais e revistas na biblioteca da escola e também em casa, e em tele-jornais assistidos em casa. É importante que eles pesquisem notícias de Belo Horizonte, nacionais e também internacionais.

Os grupos também devem levantar os problemas de trânsito em suas comunidades ou próximo à escola. Se quiserem podem também montar pequenos questionários para serem aplicado aos outros colegas, aos professores e funcionários da escola, vizinhos e parentes. Os questionários devem ser montados de acordo com a temática de cada grupo, e podem conter questões do tipo “Qual o meio de transporte utilizado para ir ao trabalho/escola?”, “Quanto tempo demora de casa até o trabalho/escola?”, “Você enfrenta engarrafamentos diários?”, “Quanto tempo a mais você gasta quando há engarrafamentos no seu trajeto diário?”, “Você percebe o excesso de poluição sonora produzida pelos carros?” e etc.


Terceira parte:

Por fim, com o material em mãos os alunos devem produzir um texto usando como modelo alguma reportagem da internet, e em seguida montarem uma apresentação em formato de tele-jornal. Tanto no texto quanto na apresentação os alunos devem relacionar as questões mais gerais envolvendo o tema (notícias nacionais e internacionais) com as questões mais regionais, presentes nas notícias locais e nos levantamentos feitos pelos alunos.

O professor deve avaliar a capacidade de trabalho em grupo dos alunos, bem como a capacidade deles de relacionarem os problemas gerais encontrados com os problemas em sua comunidade.

Nenhum comentário: